top of page
Buscar

Curiosidades da Estação Espacial Internacional

Foto do escritor: A. EliasA. Elias

Atualizado: 19 de abr. de 2020


Estação Espacial vista do espaço.



Existe muitas dúvidas sobre a ISS (em inglês: International Space Station), ou EEI (em português: Estação Espacial Internacional), e realmente ha muitas curiosidades interessantes a respeito dela.

A ISS, está concluída desde 8 de julho 2011, no entanto demorou anos para ser construída, sua montagem começou no ano de 1998, ao todo foram mais de 12 anos e mais de 50 missões para concluir. Lá em cima é como um laboratório e o principal objetivo é realizar diversas experiências e testes no espaço, com humanos e animais, para ver a resistência e como reagem a determinada quantidade de tempo expostos em um ambiente "hostil"; testes físicos, como sobre a matéria escura; testes com materiais, para saber a resistência deles e o comportamento etc.


Vista da janela da EEI.



Existe atualmente a cooperação de 15 países sendo: os Estados Unidos, a Rússia, o Canadá, o Japão e, através da Agência Espacial Europeia (ESA), a Bélgica, a Dinamarca, a França, a Alemanha, a Itália, os Países Baixos, a Noruega, a Espanha, a Suécia, a Suíça e o Reino Unido. O Brasil participou da construção produzindo o hardware da ISS, no entanto, perdeu esse título apos quase 10 anos por não cumprir o contrato, que previa a fabricação de uma peça. Porem o Brasil já teve um representante la que permaneceu por uma semana, o Astronauta Marcos Cesar Pontes.

A ISS mantém uma margem de altitude de cerca de 278 km a 460 km, e precisa ser varias vezes durante o ano impulsionada para o alto, porque ela esta em constante queda, perde aproximadamente 2,5 km de altitude por mês (cerca de 90 m por dia). A gravidade na ISS não é zero, na realidade é apenas 3% menor que a da Terra, o que deixa uma “falsa impressão” de gravidade zero que é causa de sua constante queda. A ISS, a 19 anos mante uma tripulação de no mínimo 3 astronautas, isso ocorre porque ficam 3, durante cerca de 6 meses e quando ocorre a troca de frota abriga ao menos 6 astronautas.


Por dentro da EEI.



A ISS é relativamente grande, possui cerca de 109 m de largura, 73 m de comprimento e 20 m de altura, alem de possuir uma de aproximadamente 420 toneladas. Ela fica numa região da atmosfera onde a orbita é muito veloz, aproximadamente 28.000 km/h (7.500 m/s), cerca de 8 vezes a velocidade de uma bala. Isso é extremamente perigoso, pois um grão de areia a essa velocidade teria o mesmo efeito de uma bala, no entanto por estarem na mesmo velocidade as expedições não são tão perigosas por isso, mas por outros fatores que aumentam esse risco. Por conta dessa alta velocidade completa mais de 15 orbitas por dia (voltas completas em volta da Terra).


A ISS é reabastecida com mantimentos e possui um sofisticado sistema de reciclagem de água que coleta desde o suor, ate a urina dos tripulantes para tratar e a tornar potável novamente. O sistema de abastecimento de energia é feito pela luz solar, com suas enormes placas fotovoltaicas de 58 metros, que possuem um arrojado sistema de se alinhar com a luz solar para uma maior eficiência na coleta de energia.


Dimensões da EEI.



A Estação Espacial pode ser vista a olho nu, e existem aplicativos que mostram sua localizam em tempo real e quando será possível vê-la de sua casa (ISS Live Now: Terra ao vivo). Além disso, existe aplicativos que mostram as câmeras ao vivo de lá de cima, uma vista única de nosso planeta, não só de cima, mas de nossa casa também, pois quando vista a olho nu proporciona um show durante a noite, tendo em vista que é o terceiro item mais brilhante do céu noturno, ficando atrás apenas da Lua e de Vênus. Agora a NASA vai disponibilizar excursões para a ISS, no entanto, será limitado em somente duas viagens por ano, podendo ficar por 30 dias, mas isso não sairia por meno de 200 milhões de reais, ou seja, não é qualquer um que poderia embarcar nessa aventura.


Imagens da câmera HD da EEI.



Espero que tenham gostado deste post, e é imprescindível que me ajudem dando like e compartilhando para mais amigos, pois assim consigo continuar disponibilizando esse tipo de conteúdo para vocês. Meus agradecimentos a todos os que leram, e para dicas, sugestões e críticas podem entrar em contato pelo e-mail, Instagram ou Facebook.




Fonte:

75 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


luizcsni
Apr 19, 2020

Parabéns muito bom

Like

nessa.manusilva
Apr 14, 2020

Super legal essa matéria gostei bastante.....

Like

joseeliaspintor
Apr 13, 2020

Lagal bastante interessante

Like

©2020 Orgulhosamente Convite à Física.

bottom of page